Ensino superior e economia solidária para uma abordagem territorial
Resumo
A evidente crise nas dimensões social, económica e ambiental tem exigido a definição de estratégias desde as universidades, os governos e as organizações da sociedade civil, inclusive as da economia social e solidaria, para criar condições propícias à melhoria da qualidade de vida e o desenvolvimento sustentável. O artigo apresenta os avanços no desenvolvimento da proposta de educação, em e para a economia solidaria na Universidade Cooperativa da Colômbia, que tem uma abordagem baseada em competências, orientada na ativação da cidadania, o conhecimento, a visibilização da economia solidaria e a promoção do empreendedorismo e a inovação com impactos na comunidade interna e externa. O acompanhamento e monitoramento desse processo, orientado pela metodologia da pesquisa-ação, revela boas práticas, oportunidades de melhoria e grandes desafios, especialmente no que se refere aos territórios onde a universidade tem seu campo de atuação. Avançar no fortalecimento desta estratégia, resulta particularmente importante por causa da recente assinatura do acordo de paz entre a guerrilha das FARC-EP e o governo nacional da Colômbia, que convida a um maior compromisso cidadão e institucional com a construção de territórios solidários para a paz.Downloads
Referências
Alburquerque, F. y Pérez, S. (2013). El desarrollo territorial: enfoque, contenido y políticas. Revista Iberoamericana de Gobierno Local –RIGL. (4), 1-24.
Alto Comisionado para la Paz (2016). Acuerdo final para la terminación del conflicto y la construcción de una paz estable y duradera. Recuperado de: http://www.altocomisionadoparalapaz.gov.co/Paginas/inicio.aspx
Amariles Mejía, C. (2015). Acerca de las concepciones y prácticas de la educación en el sector solidario de Medellín, Colombia. Revista Cooperativismo & Desarrollo, 23(106), 7-23.
Azkarraga Etxegibel, J., Altuna, L. (2012). Cooperativismo, economía solidaria y paradigma ecológico. Una aproximación conceptual. Ecología Política. Cuadernos de debate internacional, (44), 33-42.
Bausela Herrera, E. (2004). La docencia a través de la investigación-acción. Revista Iberoamericana de Educación. 35(1), 1-9.Â
Bretos Fernández, I. y Morandeira Arca, J. (2016). La economía social ante la actual crisis económica en la Comunidad Autónoma del País Vasco. REVESCO. Revista de Estudios Cooperativos, (122), 7-33. Doi:10.5209/rev_REVE. 2016.v122.52020.
Coraggio, J. L. (2015). Desafíos en la formación profesional vinculados a la economía popular, las políticas públicas y el desarrollo local. El rol de la universidad, Revista +E, (5), 6-19.
Cruz Souza, F.; Cortegoso, A.; Zanín, M.; Shimbo, I. (2011). Las incubadoras universitarias de economía solidaria en Brasil - Un estudio de casos. REVESCO. Revista De Estudios Cooperativos, (106), 74-94. Doi:10.5209/revREVE. 2011.v106.37373.
De Sousa Santos, B. (2007). La universidad en el siglo XXI. Para una reforma democrática y emancipadora de la universidad. Recuperado de: http://www.boaventuradesousasantos.pt/media/universidad_siglo_xxi-.pdf.
Didriksson, A. (2016). La universidad desde su futuro. Pro-Posições, 15(3), 63-73.
Fajardo, M. A. (2012) Educación desde y para la solidaridad. Revista Cooperativismo y Desarrollo, 20(100), 206-223.
Flores Ruiz, D.; Guzmán Alonso, C. y Barroso G., M. (2016). La formación en economía social. Análisis de la oferta universitaria de posgrado en España. REVESCO. Revista de Estudios Cooperativos, (121), 89-113. Doi: http://dx.doi.org/10.5209/rev_REVE.2016.v121.49703.
Foro Global de la Economía Social GSEF. (2016). Declaración de GSEF 2016 en Montreal. Declaración Final. Recuperado de: http://www.gsef2016.org/wp-content/uploads/2016/09/D%C3%A9claration-ESPANOL-de-GSEF2016-%C3%A0-Montr%C3%A9al-VF2.pdf
Gibbons, M. (1998). Pertinencia de la educación superior en el siglo XXI. Documento presentado como contribución a la Conferencia Mundial sobre la Educación Superior de la UNESCO -1998. Recuperado de: http://www.humanas.unal.edu.co/contextoedu/docs_sesiones/gibbons_vi ctor_manuel.pdf.
Gómez, M., Rua, S., Pérez, C. (2016). Informe del desarrollo de la estrategia de formación en economía solidaria. Documento de trabajo, (s.p.). Universidad Cooperativa de Colombia- Indesco.
Instituto de Economía Social y Cooperativismo, INDESCO. (2013). Lineamientos educativos para la Formación en Economía Solidaria. Documento de trabajo (s. p.).
Irigoyen García, E. M. (2016). Economía social + innovación tecnológica: experiencias de éxito en entornos de precariedad. Journal of technology management & innovation, 11(1), 86-92. Doi: https://dx.doi.org/10.4067/S0718-27242016000100012
Julià , J., Melià , E. y Lajara, N. (2015). Tribuna de opinión: Universidad, ciencia y economía social. REVESCO. Revista de Estudios Cooperativos, (119), 7-25. doi:10.5209/rev_REVE.2015.v119.50007
Marcuello, C. (2014). La investigación y la docencia de la Economía Social en España. En: 15° Congreso de Investigadores en Economía Social CIRIEC. Santander. Recuperado de: http://ciriec.es/wp-content/uploads/2014/12/ponencia-Carmen-Marcuello-mesa-redonda-ok.pdf
Meredith, M. & Quiroz Niño, C. (2015). Enhancing studies and practice of the social and solidarity economy. York St John University, Erasmus Social and Solidarity Economy Consortium. Recuperado de https://www.yorksj.ac.uk/media/content-assets/social-economy/documents/Introduction-EN-v1.pdf
Monsalve Zapata, A. (2016). Gestión de la innovación social cooperativa a través de una cultura solidaria innovadora. Cooperativismo y Desarrollo, 24(108), 27-38.
Oliveri, I. (2012). Mondragón Unibertsitatea: un modelo propio. Revista de Contabilidad y Dirección, (14), 259-268.
Organización de las Naciones Unidas ONU. (2014). La Economía social y solidaria y el reto del desarrollo sostenible. Recuperado de: http://unsse.org/wp-content/uploads/2014/08/Position-Paper_TFSSE_Esp1.pdf .
Organización de las Naciones Unidas para la Educación, la Ciencia y la Cultura (UNESCO). (2015). Rethinking Education: Towards a global common good?. Recuperado de: http://www.unesco.org/fileadmin/MULTIMEDIA/FIELD/Cairo/images/RethinkingEducation.pdf
Organización para la Cooperación y el Desarrollo Económico (OCDE). (2016). Educación en Colombia. Aspectos destacados 2016. Recuperado de: https://www.oecd.org/education/school/Educacion-en-Colombia-Aspectos-Destacados.pdf
Pastore, R. (2015). Las universidades públicas argentinas y la economía social y solidaria. Hacia una educación democrática y emancipadora. Revista +E, (5), 20-31.
Pérez Villa, P. y Uribe Castrillón, V. (2016). Reflexiones para conceptualizar territorio solidario. El Ãgora USB. Revista de ciencias sociales, 16(2), 359-678. Doi: http://dx.doi.org/10.21500/16578031.2446
Red de la Economía Social y Solidaria REDESS e Instituto de Economía Social y Cooperativismo (INDESCO). (2015). Pacto Social por la paz y una economía más solidaria: Hagamos las P.A.Z.E.S. Recuperado de: http://www.ucc.edu.co/indesco/Documents/Pacto-social.pdf
Stiglitz, J. (2016). Unequal societies: the global economic and geopolitical situation. En: 3° Sommet international des coopératives. Recuperado de: https://www.sommetinter.coop/sites/default/files/library/200abc_11oct_9h30_unequal_societies.pdf.
Universidad Cooperativa de Colombia UCC. (2013). Proyecto Institucional. Bogotá: Universidad Cooperativa de Colombia.
Universidad Cooperativa de Colombia UCC. (2016). Actualización Plan Estratégico Nacional. Navegando Juntos 2013-2022. Documento de trabajo. s. p.
Universidad Cooperativa de Colombia UCC. (2016). Balance Social 2015. Recuperado de http://www.ucc.edu.co/institucion/balance-social-2016/Paginas/inicio.aspx
Vallaeys, F., De la Cruz, C., y Sasia, P. (2009). Responsabilidad social universitaria: manual de primeros pasos. México: McGraw-Hill Latinoamericana.
Esta obra está bajo una licencia de CREATIVE COMMONS