Identidad femenina en la poesía afrocolombiana
Resumo
Este artigo apresenta uma reflexão sobre o ensino da literatura no ensino fundamental, o que favorece o estudo do texto narrativo e a abordagem da poesia é feita para identificar a estrutura do poema; Nesse sentido, a poesia afro-colombiana não é considerada nos currículos um eixo de ensino. De fato, o reconhecimento dos aspectos culturais afro-colombianos limita-se à participação em atividades gastronômicas e musicais no dia afro-colombiano. O objetivo desta proposta é preparar um material didático para o ensino da poesia afro-colombiana escrita por mulheres. Essas estratégias são baseadas nos Padrões Básicos de Habilidades Linguísticas e na Cátedra de Estudos Afro-Colombianos, que permitirão aos professores tornar visíveis as produções desses autores em sala de aula e promover o reconhecimento da identidade feminina em uma sociedade multicultural.Downloads
Referências
Alcaldía Mayor de Bogotá (2014). La Cátedra de estudios afrocolombianos CEA en Bogotá. Bogotá: El Colectivo y Cooperación Española.
Bajtin, M.l (1999). Estética de la creación verbal. México: Siglo XXI.
Banguero Velasco, Rigoberto (2015). Construyendo y desarrollando identidad desde la institución educativa San Antonio, vereda de San Antonio, en el municipio de Santander de Quilichao, departamento del Cauca. Cali: Libre Expresión Creativos S.A.
Barthes, Roland. (1982). El placer del texto y lección inaugural. México: Siglo XXI.
Cuesta Escobar, Guiomar (2007). El encuentro de mujeres poetas colombianas creador de un nuevo canon poético. Consultado el 1 de mayo de 2010, http://www.magfc.org.
Cuesta Escobar, Guiomar; Zamorano, Alfredo (2008). ¡Negras somos! Antología de 21 mujeres poetas afrocolombianas. Cali: Universidad del Valle.
Cuesta Escobar, Guiomar; Ocampo Zamorano, Alfredo (2010). Antología de mujeres poetas afrocolombianas. Bogotá: Biblioteca de Cultura Afrocolombiana, Ministerio de Cultura.
García, Jhon; Jiménez, Geovanny; Moreno, Yuliana; Restrepo, Diana; Romero, Claudia (2010). Etnoeducación afrocolombiana. Cartilla Educativa. Consultado el 7 de julio de 2016 en: https://es.scribd.com/doc/97643950/cartilla-etnoeducacion-maestro-y-ninos
Jaramillo, María Mercedes; Ortiz, Lucía (2011). Hijas del Muntu. Biografías críticas de mujeres afrodescendientes de América Latina. Bogotá: Panamericana. Jauss, Hans. (2013). La historia de la literatura como provocación de la ciencia literaria. Madrid: Gredos.
Johnson, David; Johnson, Roger y Holubec, Edythe (1994). Cooperatiae Learning in the Classroom. Virginia: Association for Supervision and Curriculum Bavelopment.
Jurado, Fabio. (2008). La formación de lectores críticos desde el aula. Revista iberoamericana de educación. (46), (89-106).
Ministerio de Educación Nacional, Colombia (1998). Lineamientos Curriculares del área de Lengua Castellana. Bogotá: Cooperativa Editorial Magisterio.
Ministerio de Educación Nacional, Colombia (2006). Estándares Curriculares del área de Lengua Castellana. Bogotá: Cooperativa Editorial Magisterio.
Ortiz, Lucía (2007). Chambacú, la historia la escribes tú: ensayos sobre cultura afrocolombiana. Madrid: Iberoamericana.
Pachano, Lucrecia (2008). Afrodescendencia. Cali: Universidad del Valle.
Prescott, Laurence (1996). “Perfil histórico del autor afrocolombiano: perspectivas y problemas”. América Negra, (12): 104- 125.
Prescott, Laurence (1999). “Evaluando el pasado, forjando el futuro: estado y necesidades de la literatura afrocolombiana”. Revista Iberoamericana, (188-189): 553-56.
Rengifo, Martha (2009). La discreta presencia de la literatura afro en la LIJ colombiana. Cali: Banco de la República, Área Cultural.
Saldarriaga Mesa, Lina María (2004). “Aprendizaje Cooperativo”. En Chaux, Enrique; Lleras, Juanita y Velásquez, Ana María (comp.), Competencias Ciudadanas: De los Estándares al Aula. (pp. 59 -67). Bogotá: UniAndes.
Shulman, L.S. (1987). Knowledge and teaching: Foundations of the new reform. Harvard Educational Review, 57 (1), 1-22. Edic. cast.: Conocimiento y enseñanza: fundamentos de las nueva reforma. Profesorado. Revista de Currículum y Formación del Profesorado, 9 (2), 2005Todorov, Tzvetan. (1964). “La description de la signification en littérature”. Revista Communications, 4 (33-39)
Valero, Silvia (2013). “¿De qué hablamos cuando hablamos de “literatura afrocolombiana”? o los riesgos de las categorizaciones”. Estudios de Literatura Colombiana, Bogotá, (32): 15-37.
Vásquez, Fernando. (2008). La enseña literaria, Crítica y didáctica de la Literatura. Bogotá: Editorial Kimpres Ltda.
Esta obra está bajo una licencia de CREATIVE COMMONS