Percepção dos professores sobre a repetição no bacharelado em espanhol e literatura na UIS
Resumo
Este artigo tem como objetivo ampliar a consciência da repetição no Licenciatura em Espanhol e Literatura na Universidade Industrial de Santander (UIS) (um fenômeno não estudou na universidade, de acordo com os exames bibliográficos realizados até antes desta pesquisa). Especificamente, a percepção de ensino, tanto de planta e cadeira, de tal fenômeno. Para fazer isso, eles realizaram uma série de pesquisas e outras entrevistas no final de 2016. Os levantamentos foram respondidas 20 professores atualmente envolvidos com o programa, sem qualquer distinção, e entrevistas os inquiridos dois professores, um académico e um dos planta, de cada linha de ênfase do programa: literatura, linguística, língua estrangeira e processos didático-pedagógicos. A partir da análise desses resultados, e com a ajuda de um suporte teórico na repetição, descobriu-se como os professores, em geral, descobriram que, enquanto a repetição no programa não era muito alta, então, os poucos alunos que eles repetiram que fizeram porque não tiveram um bom treinamento prévio; eles tinham maus hábitos de estudo; Eles não tinham muito em sala de aula, ou não tinham vocação de ensino, entre outras causas. Concluiu-se como a repetição é um fenômeno multidimensional influenciado por diversas causas, e o precedente foi definido para futuros estudos sobre a repetição da universidade nos programas de graduação e outros programas da UIS.Downloads
Referências
Acevedo, D., Torres, J.D., Jiménez, M.J. (2015). Factores Asociados a la Repetición de Cursos y Retraso en la Graduación en Programas de Ingeniería de la Universidad de Cartagena, en Colombia. Formación universitaria, 8 (2), 35-42. Disponible en: enhttp://www.scielo.cl/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S071850062015000200006&lng=en&nrm=iso&tlng=en
Corral, Y. (2010). “Diseño de cuestionarios para recolección de datosâ€. En Revista Ciencias de la Educación, segunda etapa, año 2010, Vol.20, núm.36, julio-diciembre, pp. 152-168. Disponible en http://servicio.bc.uc.edu.ve/educacion/revista/n36/art08.pdf
Covarrubias, P. y Piña, M. (2004). La interacción maestro-alumno y su relación con el aprendizaje. Revista Latinoamericana de Estudios Educativos, (34), 1, 47-84. Disponible en http://www.redalyc.org/pdf/270/27034103.pdf
Farías, M. et al. (2007). Propuestas para superar el fracaso escolar. Argentina: Fondo de las Naciones Unidas para la Infancia y Asociación civil Educación para todos. Disponible en http://files.unicef.org/argentina/spanish/PROPUESTA_web.pdf
Garbanzo, G. (2007). Factores asociados al rendimiento académico en estudiantes universitarios, una reflexión desde la calidad de la educación superior pública. Educación, (21) 1, 43-63. Disponible en http://www.redalyc.org/pdf/440/44031103.pdf
González, L. (2005). Estudio sobre la repitencia y deserción en la educación superior chilena. Disponible en http://www.alfaguia.org/alfaguia/files/1318975876Estudio%20sobre%20la%20repitencia%20y%20desercion%20en%20la%20educacion%20superior%20chilena.pdf
Navarro, R. (2003). El rendimiento académico: concepto, investigación y desarrollo. - Revista Electrónica Iberoamericana sobre Calidad, Eficacia y Cambio en educación, (1)2, 1-15. Disponible en: http://www.ice.deusto.es/RINACE/reice/vol1n2/Edel.pdf
Okuda, M. y Gómez, C. (2005). Métodos en investigación cualitativa: triangulación. Revista colombiana de psiquiatría, (1) 34, 118-124. Disponible en http://www.scielo.org.co/pdf/rcp/v34n1/v34n1a08.pdf
Polanco Hernández, A. (2005). La motivación en los estudiantes universitarios. Actualidades Investigativas en Educación. 2(5). 1-13. Disponible es: http://www.redalyc.org/pdf/447/44750219.pdf
Sampieri et al. (2010). Metodología de la investigación (5a ed.). México D.F.: McGraw Hill.
Soria Barreto, K. y Zúñiga Jara, S. (2014). Aspectos Determinantes del Éxito Académico de Estudiantes Universitarios. Formación Universitaria. 7(5) 41-50. Disponible en: http://www.scielo.cl/pdf/formuniv/v7n5/art06.pdf
Torres, J. Acevedo, D. y Gallo, L. (2015). Causas y consecuencias de la deserción y repitencia escolar: una visión general en el contexto Latinoamericano. Cultura Educación y Sociedad 6(2), 157-187. Disponible en https://www.researchgate.net/profile/Jose_Torres_Gonzalez/publication/299535370_Causas_y_consecuencias_de_la_desercion_y_repitencia_escolar_una_vision_general_en_el_contexto_latinoamericano/links/56fe020008ae650a64f55a44.pdf?origin=publication_list
Vargas Jiménez, I. (2012). “La entrevista en la investigación cualitativa: nuevas tendencias y retosâ€. En Revista calidad en la educación superior, Vol. 3, núm. 1, mayo 2012, pp. 119-139. Disponible en http://biblioteca.icap.ac.cr/BLIVI/COLECCION_UNPAN/BOL_DICIEMBRE_2013_69/UNED/2012/investigacion_cualitativa.pdf
Vélez, A. y Roa, C. (2005). Factores asociados al rendimiento académico en estudiantes de medicina. Educación médica, (2) 8, 74-82. Disponible en http://scielo.isciii.es/pdf/edu/v8n2/original1.pdf
Villalonga Penna, M. M. (2011). Aproximaciones teóricas sobre el fenómeno de la repitencia escolar y sus implicancias en las relaciones áulicas y en el quehacer psicológico. Revista Electrónica de Psicología Iztacala, 14 (1). Pp. 46-64. Disponible en: http://www.revistas.unam.mx/index.php/repi/article/view/24790
Zarate Rueda, R. y Mantilla Pinilla, E. (2014). La deserción estudiantil UIS, una mirada desde la responsabilidad social universitaria. Zona Próxima. (21). Pp. 121-134. Disponible en: http://www.redalyc.org/articulo.oa?id=85332835010
Esta obra está bajo una licencia de CREATIVE COMMONS