Análise estatística multidimensional relacionada com a evolução da educação na América do Sul nos últimos cinquenta anos

  • Luis Fernando Restrepo Betancur Universidad de Antioquia
Palavras-chave: educação, estatísticas, investimento, PIB, orçamento, América do Sul

Resumo

A educação é um fator fundamental para qualquer cidadão, independentemente de idade, raça, crença e sexo. O objetivo desta pesquisa foi avaliar diferentes variáveis estatísticas associadas à educação nos diferentes países da América do Sul, nas últimas cinco décadas. Para a análise das informações, foram utilizadas as técnicas multivariadas denominadas MANOVA, cluster e análise canônica. Encontrou-se um alto percentual de idosos analfabetos, principalmente no setor rural. A Bolívia é a nação que investe o maior percentual do PIB em educação. Foram detectadas diferenças significativas entre as nações nas variáveis: produto interno bruto, número médio de alunos por professor, percentual de alfabetização, percentual de alunos que completam um ciclo e expectativa de vida escolar. Conclui-se que o nível de analfabetismo vem sendo reduzido significativamente nas últimas décadas, o que permite a construção de uma sociedade mais igualitária e inclusiva.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Luis Fernando Restrepo Betancur, Universidad de Antioquia
Especialista en Estadística y Biomatemática. Docente Titular e Investigador de la Universidad de Antioquia. Medellín, Colombia. Grupo STATISTICAL. ORCID:  http://orcid.org/0000-0002-8583-5028.

Referências

Albarrán, J. (2019). La deserción estudiantil en la Universidad de Los Andes (Venezuela). Revista Educación y Humanismo, 21(36), 60-92. http://revistas.unisimon.edu.co/index.php/educacion/article/view/2806

Avendaño, W. R., Gómez, H. F., & Triana, A. J. (2019). Incidencia del conflicto armado en la vida de estudiantes universitarios en Colombia. Educación y Educadores, 22(2), 256- 273. https://educacionyeducadores. unisabana.edu.co/index.php/eye/article/view/9438

Avendaño, W. R. & Guacaneme, R. (2016). Educación y globalización: una visión Crítica. Revista Civilizar Ciencias Sociales y Humanas, 16(30), 191-206.https://www.redalyc.org/pdf/1002/100246672012.pdf.

Calderón, G., Fonseca, R. Z. & Medina, G. (2017). La educación superior en el contexto de la globalización. Revista Universidad y Sociedad, 9(3), 310-319.http://scielo.sld.cu/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2218- 6202017000300048.

De la Cruz, G. (2017). Igualdad y equidad en educación: retos para una América Latina en Transición. Educación, 26(51), 159-178.https://doi.org/10.18800/educacion.201702.008.

Díez, E. J. (2020).La gobernanza híbrida neoliberal en la educación pública. Revista Iberoamericana de Educación, 83(1), 13-29. https://rieoei.org/RIE/article/view/3817

Escribano, E. (2017). La educación en América Latina: desarrollo y Perspectivas. Revista Actualidades Investigativas en Educación, 17(2), 1-23. https://revistas.ucr.ac.cr/index.php/aie/article/view/28147

Eslava, E. (2015). Educación en América Latina: retos y oportunidades para la filosofía de la región. Universitas Philosophica, 65(32), 223-244. http://www.scielo.org.co/pdf/unph/v32n65/v32n65a09.pdf

Gómez, L. R. (2014). La política en educación como determinante de desarrollo Económico: El contexto histórico sobre la tensión de modelos Económicos. Vniversitas, 128, 121-152. http://www.scielo.org.co/pdf/vniv/ n128/n128a05.pdf

Hernández, R. (2017). Impacto de las TIC en la educación: Retos y Perspectivas. Propósitos y Representaciones, 5(1), 325–347. doi.org/10.20511/pyr2017.v5n1.149.

Horbath, J. E. & Gracia, M. A. (2016). El derecho a la educación: un análisis a partir de la política educativa de las dos últimas décadas en México. Revista de Relaciones Internacionales, Estrategia y Seguridad, 11(1), 171-191. http://www.redalyc.org/articulo.oa?id=92743369009.

Fazilah, F., Zaharah, H., Azizah, A., Saran, K. G., Noor, A. M. A. (2012). The role of education in shaping youth’s national identity. Procedia Social and Behavioral Sciences 59, 443 – 450. https://core.ac.uk/download/ pdf/81145809.pdf

Jaimes, A. M. (2016). El derecho a la educación en Colombia, desde la perspectiva de los derechos humanos. Revista Principia Iuris, 13(26), 243-260. http://revistas.ustatunja.edu.co/index.php/piuris/article/ view/1144.

Lorente, M. (2019). Problemas y limitaciones de la educación en América Latina. Un estudio comparado. Foro de Educación, 17(27), 229-251. doi: http://dx.doi.org/10.14516/fde.645.

Martínez, A. (2009). La educación en América Latina: un horizonte Complejo. Revista Iberoamericana de Educación, 49, 163-179. https://rieoei.org/historico/documentos/rie49a06.pdf.

Márquez, A. (2017). Educación y desarrollo en la sociedad del Conocimiento. Perfiles Educativos, 39(158), 3-17. https://doi.org/10.22201/iisue.24486167e.2017.158.58635.

Molina, J. A. (2017). Nuevos discursos de la educación: escolarización, aprendizaje, autogobierno y performatividad.

Revista Folios, 45, 103-1. http://www.scielo.org.co/pdf/folios/n45/n45a08.pdf.

Peirano, C., Swapna, P. E., & Astorga, M. I. (2015). Educación rural: oportunidades para la innovación. Cuadernos de Investigación Educativa, 6(1), 53-70. https://doi.org/10.18861/cied.2015.6.1.7.

Pérez, E. A. (2017). La inclusión como un proceso por el sistema educativo: experiencias de inclusión en la Universidad

de Holguín, Cuba. Educ. Soc., Campinas, 38(138), 81-98. doi: 10.1590/ES0101-73302017151507.

Poveda, I. M. (2019). Los factores que influyen sobre la deserción universitaria. Estudio en la UMRPSFXCh - Bolivia, análisis con ecuaciones estructurales. Revista investigación y Negocios, 12(20), 61-77. http://www. scielo.org.bo/scielo.php?pid=S2521- 27372019000200007&script=sci_arttext.

Ramírez, A. A. (2017). La educación con sentido comunitario: reflexiones en torno a la formación del profesorado.

Educación, 26(51), 79-94. https://doi.org/10.18800/educacion.201702.004.

Publicado
2023-06-30
Como Citar
Restrepo Betancur, L. F. (2023). Análise estatística multidimensional relacionada com a evolução da educação na América do Sul nos últimos cinquenta anos. Sophia, 19(1). https://doi.org/10.18634/sophiaj.19v.1i.1266
Seção
Artículos de investigación