Integração Curricular Tecnológica na Instituição Educacional Manuel Uribe Ángel
DOI:
https://doi.org/10.18634/sophiaj.18v.1i.1140Palavras-chave:
Integração curricular, desenho de solução multimídia, mídia técnica, educação básicaResumo
A inteligência artificial 4.0 mudou a educação, e os currículos escolares não deveriam estar desatualizados com essa realidade. Os alunos da Instituição de Ensino Manuel Uribe Ángel enfrentam problemas socioeconómicos e dificuldades de continuidade profissional a nível tecnológico ou técnico. A reforma curricular para uma transição tecnológica dará acesso ao conhecimento, melhorando a motivação, e a continuação para uma experiência profissional e de trabalho. Esta reforma consiste numa Integração Curricular aplicando o Modelo de Inteligência Composto 4.0. em todos os níveis desde a implantação de uma nova mídia técnica com o programa 'Técnico em Design e Integração de Multimídia' em convênio com o Serviço Nacional de Aprendizagem - SENA. Os dados são tratados a partir de um método etnográfico qualitativo, e são realizados em seis fases: reconhecimento dos protocolos, diagnóstico, coleta, sistematização e análise das informações. Os resultados mostram uma melhoria na qualidade educacional institucional, a continuidade do modelo pedagógico único na instituição "Learning for my evolution" baseado na inteligência composta 4.0.Referências
Arbeláez S., O. L. (2020). Enfoque pedagógico institucional y racionalidades desde su implementación. Sophia, 16(2), 196- 206. https://doi.org/10.18634/sophiaj.16v.2i.968
Aguerrondo, I. (2017). ¿Por qué innovar en educación? Conferencia. Recuperado de: https://www.youtube.com/ watch?v=pquMSXnWaUw
Bedoya-GonzálezJ. R., Betancourt-CardonaM. O., & Villa-MontoyaF. L. (2018). The creation of a community of practice to qualify teachers in the integration of ICTs into foreign language learning and teaching processes. Íkala, Revista de lenguaje y cultura 23(1) 121-139. https://doi.org/10.17533/udea.ikala.v23n01a09
CDTISena (2015). Programas de Formación. Comunicación Digital. Técnico en Diseño E Integración De Multimedia. En: Centro de Diseño tecnológico Industrial (sitio web), www.cdtisena.com. Recuperado de: http://www. cdtisena.com/diseno-multimedia.html
Cuadro M., O. (2019). Saberes Emergentes para la cuarta revolución industrial. CorHuila.
Cuadro M., O. F., Carvajal P., L. A. y Díaz F., F. (Comps.). (2019). Saberes emergentes para la cuarta revolución industrial. CorHuila. https://proxy.unap.cl:2417/es/lc/unap/titulos/113275
Gauthier-Umaña, V. (Ed.) (2020). Voces diversas y disruptivas en tiempos de Revolución 4.0. Editorial Universidad del Rosario.
Institución Educativa Manuel Uribe Ángel (2020). Plan Operativo Anual. IE MUA.
Institución Educativa Manuel Uribe Ángel (2020a). Evolución MUA. https://iemanueluribeangel4.wixsite.com/ evolucionmua
Illán R., N., & Molina S., J. (2011). Integración Curricular: respuesta al reto de educar en y desde la diversidad.
Educar em Revista, (41), 17-40. https://doi.org/10.1590/S0104-40602011000300003 Martí A., J. (2017). Educación y Tecnologías. Servicio de Publicaciones de la Universidad de Cádiz.
Monestel N., M. L. (2018). Mejoramiento del Currículo desde la Administración Educativa por medio de la integración de una herramienta tecnológica en el desarrollo de los procesos de Enseñanza y Aprendizaje de las Ciencias Naturales en décimo nivel del Liceo San Andrés de León Cortés (Tesis de magíster). Universidad Estatal a Distancia, San José, Costa Rica. https://repositorio.uned.ac.cr/reuned/handle/120809/1811
Murillo, J. &. Martínez, C. (2010). Investigación Etnográfica. Métodos de Investigación Educativa. Universidad Autónoma de Madrid.
Navarro R., M., Guzman A., A., & García A., N. (2019). La integración tecnológica en el aula, significaciones desde estudiantes de educación secundaria. 3C TIC. Cuadernos de Desarrollo Aplicados a las TIC, 8(2) 70-83. https://doi.org/10.17993/3ctic.2019.82.70-83
OEI (2017). La educación que queremos para la generación de los Bicentenarios: Metas Educativas 2021. OEI. O’Kuinghttons, Ú. (2016). Klaus Schwab, el inventor del foro de Davos. En: elpais.com/América. Recuperado de:
https://elpais.com/elpais/2016/12/06/eps/1480979108_148097.html
Quiceno B., F. J., Betancur L., M. J., & Rojas B., H. M. (2020). La enseñanza en ciudadanía: nuevas exigencias para la escuela. Sophia, 16(1), 65-75. https://doi.org/10.18634/sophiaj.16v.1i.906
Ramas A., F. (2015). TIC en educación: escenarios y experiencias. Ediciones Díaz de Santos
Rodríguez G., D. Meneses N., J. y Fàbregues F., S. (2014). Técnicas de investigación social y educativa. Barcelona: Editorial UOC. Recuperado de https://proxy.unap.cl:2417/es/ereader/unap/114041?page=163-167.
Ruta N. (s.f.). Cuarta revolución industrial. https://www.rutanmedellin.org/es/cuarta-revolucion-industrial Sánchez I., J. S. (2003). Integración curricular de TICs concepto y modelos. Revista enfoques educacionales, 5(1)
- 65. https://ultimadecada.uchile.cl/index.php/REE/article/view/47512
Siabato P., M. (2013). Gestión integral y desarrollo educativo. Cooperativismo & Desarrollo, 21(103).
Word Economic Forum (2020). Strategic Intelligence. Recuperado de: https://intelligence.weforum.org/topics/ a1Gb0000000LHMsEAO?tab=publications
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Esta obra está bajo una licencia de CREATIVE COMMONS