Ensinando cidadania: novos requisitos para a escola

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18634/sophiaj.16v.1i.906

Palavras-chave:

cidadania, currículo, escola, formação democrática

Resumo

Hoje, na escola é obrigatório, especialmente nos níveis de educação inicial e básica, um currículo que garanta a formação em cidadania de forma transversal e significativa. O principal objetivo deste estudo é entender como a intenção curricular da educação do cidadão é truncada pela exigência educacional, pela falta de elementos conceituais e didáticos e pela má preparação dos professores nesse campo educacional.  A partir de uma abordagem qualitativa, a participação de professores de educação inicial de instituições da cidade de Bucaramanga, Colômbia, foi organizada por meio de entrevistas estruturadas. Ressalta-se que o treinamento para a cidadania se dilui nas rotinas educacionais e na ausência de correspondência entre os princípios curriculares e as possibilidades de concretização na esfera familiar e social das crianças.

Biografia do Autor

  • Francy Julieth Quiceno Botero, Uniminuto
    Estudiante Licenciatura en Pedagogía Infantil
  • Hector Mauricio Rojas Betancur, Universidad Industrial de Santander
    Profesor Titular

Referências

Arias Maldonado, M. (2019). Educación para la ciudadanía. Revista de libros (21), 1-5. Obtenido de https://www.revistadelibros.com/articulo_imprimible_pdf.php?art=2039&t=blogs

Avendaño Castro, W. R., Paz Montes, L. S., & Parada Trujillo, A. E. (2016). Construcción de ciudadanía: un modelo para su desarrollo en la escuela. Ãgora USB, 16 (2), 359-678.

Barrios, M. (2010). Apuntes sobre familia, comunicación y cambio social. Reflexiones en torno a la obra de Virginia Gutiérrez de Pineda y Gino Germani. Folios (24), 163-179.

Cabra Torres, F. (2014). Evaluación y formación para la ciudadanía. Una relación necesaria. Revista Iberoamericana de Educación, 64, 177-193. Obtenido de https://bibliotecavirtual.uis.edu.co/login?url=http://search.ebscohost.com

Eurydice. (2012). Citizenship Education in Europe. Education, Audiovisual and Culture Executive Agency . EACEA P9 Euridyce. <http://eacea.ec.europa.eu/education/eurydice>%5D.

Forero, N. A., & Velásqüez, A. M. (2018). Educación para la ciudadanía mundial en Colombia :Oportunidades y desafíos. Revista Mexicana de Investigacion Educativa, 23(78), 937–961.

Fueyo Gutiérrez, A., Rodríguez Hoyos, C., & Hoeshcmann, M. (2018). Construyendo Ciudadanía Global en Tiempos de Neoliberalismo: Confluencias entre la Educación Mediática y la Alfabetización Digital. Revista Interuniversitaria de Formación del Profesorado, 91(32.1), 57-68.

Galvis, R., & M., B. (2012). Participación ciudadana: Una mirada desde los jóvenes. Docencia Universitaria, 13 (1), 87 -103.

Martínez Ruiz, V. (2017). Formación ciudadana de docentes del suroccidente colombiano desde una perspectiva participativa. Barcelona: Universitat de Barcelona.

MEN. (2002). Lineamientos curriculares «Educación ética y valores humanos». Bogotá: Ministerio de Educación Nacional.

Mosquera Mosquera, C. E., & Rodriguez Lozano, M. N. (2018). Proyecto educativo como fundamento para pensar la subjetividad política desde la cultura escolar. El Ãgora USB, 18 (1), 255-267.

Munar Jaramillo, Y. (2016). Prácticas y saberes sobre ciudadanía en jóvenes escolares: una aproximación desde experiencias escolares y extraescolares con estudiantes de grado décimo del Colegio Francisco Javier Matiz (Tesis). Bogotá: Universidad Distrital.

Novella, A. M., Agud, I., Llena, A., & Trilla, J. (2013). The concept of citizenship constructed by youths who experienced childhood participation. Bordon, 65(3), 65(3), 93–108. Obtenido de https://bibliotecavirtual.uis.edu.co/login?url=http://search.ebscohos

Olivo, M. G. (2019). Educación para la Ciudadanía en Chile. Informacion Tecnologica, 28 (5), 151-164.

Prats, J., Molina-Neira, J., Ruiz, A., & Molina, F. (2017). Análisis de las representaciones e ideas sociales del alumnado en educación para la ciudadanía democrática: ejemplo de mixed-methology desde y para la investigación transdisciplinar. Revista Internacional de Sociología de la Educación (RSE), 6 (1), 1-25.

Quiroz Posada, R. E., & Mesa Arango, A. (2011). Currículo crítico en la formación ciudadana. Educere(52), 620-628.

Ramírez, L. (2018). Desarrollo sociomoral y educación para la paz: construyendo entornos favorables para el desarrollo de competencias para la ciudadanía. Avances en PsicologÃa Latinoamericana, 36 (2), 227-233.

Reguillo, R. (2003). Ciudadanías juveniles en América Latina. Viña del Mar: Última Década.

Torres, L. (2016). Historia reciente en la escuela colombiana: acercamiento a las nociones de memoria, historia y conlicto. Revista Colombiana de Educación, 71, 165-195.

Walter Linne, J. (2018). Nomadización, ciudadanía digital y autonomía. Tendencias juveniles a principios del siglo XXI. Chasqui (137), 39-54.

Publicado

2020-01-30

Edição

Seção

Artículos de investigación

Como Citar

Ensinando cidadania: novos requisitos para a escola. (2020). Sophia, 16(1), 65-75. https://doi.org/10.18634/sophiaj.16v.1i.906

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)