Aprendizagem da matemática com o uso de simulação
Resumo
O objetivo deste trabalho de pesquisa foi determinar se a aplicação de Simulações Phet melhora o ensino e aprendizagem de frações equivalentes. É de tipo experimental - quantitativo, com um grupo controle e um grupo experimental (teste com o simulador Phet). A população de estudo foi composta por 40 estudantes da oitavo ano do ensino fundamental da Instituição Educativa General Santander de Soacha-Cundinamarca. Do total da população deste estudo, o grupo experimental (Recebendo o tratamento) foi composto por 20 estudantes (11 homens e 9 mulheres) e o grupo controle por 20 estudantes (10 homens e 10 mulheres). Neste caso, a média do Grupo Experimental é estatisticamente superior à média do Grupo Controle. Ou seja, o desempenho acadêmico deste grupo melhorou significativamente ao utilizar o simulador Phet no ensino de frações equivalentes.Downloads
Referências
Aguirre, G. (2012). Postura experiencial de los docentes que utilizan la simulación clínica como estrategia didáctica en la carrera de medicina (Tesis de Magister). Recuperado de http://www.b digital. unal.edu.co /7716/1/ 4868234.20 12.pdf
Arbeláez, M. (2010). Mundos virtuales para la educación en salud simulación y aprendizaje en Open Simulator (Tesis de Magister). Recuperada de http://www.maestriaendiseno.com/ pdf/mauricioarbelaez.pdf.
Arias, L. (2009). La simulación computarizada en el proceso de enseñanza aprendizaje de electrónica. Argentina: El Cid Editor.
Bagur, A. (2011). Matemáticas para todos. Recuperado el 16 de abril de 2016, de http://www.acmor.org.mx/descargas/mate106.pdf
Balestrini, M. (2006). Cómo se Elabora el Proyecto de Investigación. Venezuela: Servicio Editorial.
Duran, E. (2012). Red de tecnología Educativa. Recuperado de http://reddetecnologiaeducativa.bligoo.com.co/aprendiendo-matematicas-con-la-ayuda-de-simuladores
Fatela, M.(2012).Simuladores. Recuperado el 16 de abril de 2016, de http://www.fatela.com.ar/PaginasWeb/simuladores.htm
Galicia, A. (2005). Las aulas virtuales en el proceso enseñanza aprendizaje en el nivel medio, ciclo básico, sector privado (Tesis de Licenciatura). Recuperado de http://biblioteca.usac.edu.gt/ tesis/07/07_1713.pdf
García, D. (2012). Promover en el aula estrategias de aprendizaje para elevar el nivel escolar de los alumnos de tercero primaria en el área de matemáticas (Tesis de Licenciatura). Recuperada de http://biblio3. url.edu.gt/Tesis/2012/05/24/Garcia-Daniela.pdf
Huapaya, G. (2012). Modelación usando función cuadrática:experimentos de enseñanza con estudiantes de 5to de secundaria. Lima-Perù.
Huillcañahui, M. (2010). Muestreo aleatorio simple. Recuperado el 14 de Diciembre de 2014, de http://www.slideshare.net/milit/muestreo-aleatorio-simple
López, A. (2011). Prueba de normalidad. Recuperado de http://es.slideshare.net/leugimxw/pruebas-de-normalidad-prueba-de-andersondarling
Méndez, E. (2014). Simuladores java y aprendizaje del teorema trabajo-energía. Recuperado dehttp://recursosbiblio.url.edu.gt/tesiseortiz/2014/05/86/Mendez-Edner.pdf
Monje, C. (2011).Metodología de la Investigación Cuantitativa y Cualitativa-Guía Didáctica. Recuperado de https://carmonje.wikispaces.com/file/view/Monje+Carlos+Arturo+-+Gu%C3%ADa+did%C3%A1ctica+Metodolog%C3%ADa+de+la+investigaci%C3%B3n.pdf
Muñoz, F. (2012). Simulaciones PhET para aprender Ciencias. Recuperado el 16 de Abril de 2016 de: http://recursostic.educacion.es/buenaspracticas20/web/es/difundiendo-buenas-practicas/602-simulaciones-phet-para-aprender-ciencias
Ortega, M. (2001). Sistemas de ineteracción persona-computador. Castilla-La Mancha: Ediciones de la Unicersidad Castilla-La mancha.
Pósito, R. (2012). El problema de enseñar y aprender ciencias naturales en los nuevos ambientes educativos (Tesis de Magister). Recuperada de http://sedici.unlp.edu.ar/bitstream/handle/10915/18190/Documento_completo.pdf?sequence=3
Pérez, C. (2011). Fisim: simulador físico –matemático integrado a la plataforma de gestión del aprendizaje zera.
Peña, P. & Alemán, A. (2013). Teoría de simuladores. Recuperado de http://www.aves.edu.co/ovaunicor/recursos/1/index_Simulacion_por_computador.pdf
Shuttleworth, M (2008). Diseño de la Investigación Cuantitativa. Feb 25, 2016 Recuperado de Explorable.com: https://explorable.com/es/diseno-de-la-investigacion-cuantitativa
Esta obra está bajo una licencia de CREATIVE COMMONS