Tecnologias da educação e da informação: limites no uso das redes sociais

Límites en el uso de las redes sociales

  • Adriana Maritza Rivera Barreto Universidad Santo Tomás
Palavras-chave: Educação, novas tecnologias, redes sociais, saúde pública

Resumo

Um tema que convoca o campo educacional globalmente, na atualidade, é o uso adequado das redes sociais por adolescentes, jovens e jovens, principalmente. As reflexões desenvolvidas neste artigo tratam de revelar alguns posicionamentos levantados a respeito desse tema. A metodologia utilizada é uma análise documental de investigações relevantes, que resultaram em uma série de riscos causados pelo uso inadequado de redes sociais, que podem ser agrupados em sequelas de natureza comportamental. Os resultados mostram que pessoas repetidamente expostas às redes sociais apresentam situações relacionadas à baixa autoestima e ansiedade. Entre outras situações, que como horizonte comum acabam afetando a saúde pública, principalmente no campo psicológico-emocional. Conclui-se que as discussões ou disputas nas redes sociais estão relacionadas à mobilização de emoções, deixando de lado o elemento racional, portanto, é decisivo que no processo educacional conteúdos de áreas como argumentação, lógica e retórica.  

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Adriana Maritza Rivera Barreto, Universidad Santo Tomás
Licenciada en Idiomas Modernos Español- Inglés, magíster en Didáctica del inglés con énfasis en Ambientes de Aprendizaje Autónomo, candidata a doctora en Lenguaje y Cultura de la UPTC, Tunja, Boyacá. Integrante del grupo de investigación Ambientes Computacionales Educativos- GIACE. ORCID https:// orcid.org/0000-0001-8819-277X

Referências

Alvarado, A. (2022). Los desafíos de la justicia para adolescentes en America Latina. Colegio de México.

Ángel Gordo,. G. (2019). Ángel Gordo, Albert García y JaJóvenes en la encrucijada digital, itinerarios de socialización y desigualdad en los entornos digitales. Catalunia: Ediciones Morata.

Apter, T. (2022). ¿Como interpretar a los adolescentes? Retos y placeres de la educaciön en la adolescencia:.

Madrid: Sentir Macrombo.

Bordes, M. (2011) Las Trampas de Circe. Falacias lógicas y argumentación informal. Cátedra. Camps, V. (2011). El gobierno de las emociones. Herder.

Educación, C. I. (1999). Congreso internacional sobre tecnologias y educación. Congreso internacional sobre tecnologias y educación a distancia. (pág. 263). Editorial universidad estatal a distancia.

Infancia, F. d. (2017). El estado mundial de la infancia 2017. Niños en un mundo digital. https://www.google. com.co/books/edition/Estado_mundial_de_la_infancia_2017/kZ_9DwAAQBAJ?hl=es-419&gbpv=1&d- q=edad+de+mayor+uso+de+las+redes+sociales&printsec=frontcover: UNICEF.

Josu Ahedo, C. C. (2022). La familia ¡una escuela de amistad? Madrid: Dykinson.

Millet, E. (2019). Niños, adolescentes y ansiedad, ¿un asunto de los hijos o de los padres? Barcelona: Plataforma editorial.

Morduchowicz, R. (2022). Los adolescentes y las redes sociales. México: Fondo de cultura económico.

Moya, A. V. (2020). Uso y uso problemático de pornografía en adolescentes: un debate no resuelto. Observatorio de infancia y adolescencia de Andalucía, 32-41.

Nussbaum, M. (2014). Sin fines de lucro. Por qué la democracia necesita de las humanidades. Madrid: Katz. Odriozola, E. E. (2016). Abuso de internet. España: Piramide.

Olmedo, S. (2019). ¿Como saber si estás a dos pasos de perder la cordura? Madrid: Aguilar.

Perez, E. (2017). Consecuencias del abuso de redes sociales en la adolescencia. Libro de actas III jornadas internacionales de investigación y salud: experiencias de investigación con grupos vulnerables. (págs. 347

-350). Almería - España.: Universidad de Almería.

Samper, P. C. (2012). Participación política de los jóvenes a través de la red. Madrid: Editorial académica española.

Urbistondo, V. (2022). Phubbing en las relaciones de pareja y su impacto en la satisfacción sexual e intimidad emocional. Iberlibro.

Urra, J. (2017). Primeros auxilios emocionales para niños y adolescentes. Madrid: La esfera de los libros. Zerrari, G. (2022). El fin de la ansiedad en niños y adolescentes. Madrid: Vergara.

Publicado
2023-06-27
Como Citar
Rivera Barreto, A. M. (2023). Tecnologias da educação e da informação: limites no uso das redes sociais. Sophia, 19(1). https://doi.org/10.18634/sophiaj.19v.1i.1294
Seção
Artículo de Reflexión