O prisma da escrita acadêmica: a produção textual no contexto da profissionalização docente
Resumo
A escrita acadêmica tem sido um tema central na profissionalização do corpo docente nas disciplinas. Este artigo de reflexão visa analisar por que a escrita acadêmica é um prisma que responde aos interesses das tradições disciplinares na profissionalização docente. Para tanto, apresentam-se algumas apreciações à luz de três categorias de análise: 1) Práticas de escrita acadêmica e gêneros discursivos: a resposta ao contexto de formação docente; 2) Representações sociais para além dos discursos: estratégias para a qualificação da escrita acadêmica por professores e 3) Escrita para sistematizar e divulgar: das ideias à concretização do texto acadêmico. A partir das reflexões feitas, consideramos que a escrita acadêmica é relevante no momento em que é entendida como um processo, que é perpassado pelos interesses formativos do corpo docente, pela tradição acadêmica disciplinar e pelos processos de alfabetização.Downloads
Referências
Arnoux, E. (2009). Análisis del discurso. Modos de abordar materiales de archivo. Santiago Arcos. Bajtín, M. (1982). Estética de la creación verbal. Siglo XXI.
Bajtín, M. (1999). Hacia una filosofía del acto ético. Anthropos Research & Publications.
Bazerman, C. (1988). Shaping written knowledge: The genre and activity of the experimental article in science
(Vol. 356). University of Wisconsin Press.
Bazerman, C., Little, J., Bethel, L., Chavkin, T., Fouquette, D., & Garufis, J. (2005). Reference guide to writing across
the curriculum. Parlor Press y The WAC Clearinghouse.
Bazerman, C., Little, J., Bethel, L., Chavkin, T., Fouquette, D., & Garufis, J. (2016). Reference guide to writing across the curriculum. (L. Ferreyra, Trans.). Departamento Editorial Facultad de Lengua Universidad de Córdoba, Argentina. (Obra original publicada en 2005)
Bazerman, C. (2008). La escritura de la organización social y la situación alfabetizada de la cognición: extendiendo las implicaciones sociales. Signos, 41(68), 355-380.
Bazerman, C., Dean, C., Early, J., Lunsford, K., Null, S., Rogers, P., & Stansell, A. (Eds.). (2012). International advances in writing research: Cultures, places, measures, Perspectives on writing. The WAC Clearinghouse and Parlor Press.
Bazerman, C., Little, J., Bethel, L., Chavkin, T., Fouquette, D., & Garufis, J. (2016). Escribir a través del currículum.
Una guía de referencia. Parlor Press y The WAC Clearinghouse.
Beillerot, J., Planchar-Laville, C., & Mosconi, N. Saber y relación con el saber. Paidós educador, Buenos Aires, Paidós, 1998.
Bronckart, J. P. (2010). Gêneros de textos, tipos de discurso e sequências. Por uma renovação do ensino da
produção escrita. Letras, (40), 163-176.
Camps, A. (1992). Algunas observaciones sobre la capacidad de revisión de los adolescentes. Infancia y Aprendizaje, 58, 65 - 81.
Camps, A. (2003). Secuencias didácticas para aprender a escribir. Graó.
Carlino, P. (2003). Alfabetización Académica: Un cambio necesario, algunas alternativas posibles. Educere, 6 (20), 409-420.
Carlino, P. (2005). Escribir, leer, y aprender en la universidad. Una introducción a la alfabetización académica.
Fondo de cultura económica.
Carlino, P. (2013). Alfabetización académica diez años después. Revista mexicana de investigación educativa, 18(57), 355-381.
Carlino, P. (2017). “Dos variantes de la alfabetización académica cuando se entrelazan la lectura y la escritura en
las materias”. Signo y Pensamiento, 36(71), 16 - 32. https://doi.org/10.11144/Javeriana.syp36-71.dvaa
Cardona-Puello, S. (2014). Representaciones sociales acerca de la lectura y la escritura. Revista Adelante - Ahead, 5(2), 157-167.
Cassany, D. & Llach, S. (2017). La digitalización del aula de ciencias: creencias y prácticas. Digital Education Review, 31, https://doi.org/10.1344/der.2017.31.93-115
Castelló, M. (2009). Los efectos de los afectos en la comunicación académica. En M. Castelló (Ed.), Escribir y comunicarse en contextos científicos y académicos. Graó.
Castelló, M. (2014). Los retos actuales de la alfabetización académica: estado de la cuestión y últimas
investigaciones. Enunciación, 19 (2), 346-365.
Didactext, G. (2003). Modelo sociocognitivo, pragmalingüístico y didáctico para la producción de textos escritos.
Didáctica. Lengua y literatura, 15, 77-104.
Didactext, G. (2015). Nuevo marco para la producción de textos académicos. Didáctica. Lengua y Literatura, 27, 219-254. http://dx.doi.org/10.5209/rev_DIDA.2015.v27.50871
Fahler, V., Colombo, V., & Navarro, F. (2019). En búsqueda de una voz disciplinar: intertextualidad en escritura
académica de formación en carreras de humanidades. Calidoscópio, 17(3), 554-574.
Giraldo-Gaviria, D. (2021). Producción de textos argumentativos publicitarios sobre producción lectora. Propuesta en la formación inicial de docentes. Sophia, 17(1), e1103.
Giraldo-Gaviria, D. & Caro-Lopera, M. (2022a). Alfabetización académica una alternativa para repensar la formación inicial docente en las escuelas normales superiores de Colombia. Zona Proxima, 37,53-79.
Giraldo-Gaviria, D. & Caro- Lopera, M. (2022b). La evaluación-revisión en prácticas de escritura para la formación docente en escuelas normales superiores. Praxis y Saber, 13(34), e13257. https://doi. org/10.19053/22160159.v13.n34.2022.13257
Giraldo-Gaviria, D. (2023). Prácticas de escritura y alfabetización académica: Desafío en la formación inicial docente en las Escuelas Normales Superiores de Colombia. En Nancy Palacios Mena et al. (Eds.). Construcción del saber pedagógico Investigación en escuelas normales superiores y otras instituciones educativas (pp. 209-231). Universidad de los Andes.
Hayes, J., & Flower, L. (1980). Identifying the organization of writing processes. En L. W. Gregg y E. R. Steinberg
(Eds.), Cognitive processes in writing (pp. 3-30). Hillsdale, NJ: Erlbaum.
Moscovici, S. (1984). Psicología social II. Paidós.
Navarro, F., Ávila Reyes, N., Tapia-Ladino, Mónica, Cristovão, V., Moritz, M., Narváez Cardona, E., & Bazerman, C. (2016). Panorama histórico y contrastivo de los estudios sobre lectura y escritura en educación superior publicados en América Latina. Revista signos, 49(1), 78-99.
Núñez, J. & Muse, C. (2017). Formación y percepción sobre la escritura como proceso de estudiantes universitarios argentinos y españoles. Acción Pedagógica, 26 (1),18-26.
Ortíz-Casallas, E. (2011). La escritura académica universitaria: estado del arte. Íkala, revista de lenguaje y cultura,
(16) 28, 17-41.
Parodi, G., Ibáñez, R., Venegas, R., & González, C. (2010). Identificación de géneros académicos y géneros profesionales: principios teóricos y propuesta metodológica. En G. Parodi (Ed.), Alfabetización académica y profesional en el siglo XXI: Leer y escribir desde las disciplinas (pp. 249-289). Ariel.
Rátiva-Velandia, M., Lima-Jardilino, J., & Figueroa, C. “Pasado y presente en la enseñanza de la escritura en
Escuelas Normales”. Enunciación, Vol. 2, no. 23 (2018): 150.
Rincón, G. & Gil, J. (2010). Las prácticas de lectura y de escritura académicas en la Universidad del Valle: tendencias. Lenguaje, (38) 2, 387 – 419.
Russell, D. (1990). Writing Across the Curriculum in Historical Perspective: Toward a Social Interpretation. College English, 52, 52-73.
Scardamalia, M., & Bereiter, C. (1987). Knowledge telling and knowledge transforming in written composition. Advances in applied psycholinguistics, 2, 142-175.
Scardamalia, M., &Bereiter, C. (1992). Dos modelos explicativos de los procesos de composición escrita. Infancia
y aprendizaje, 15(58), 43-64.
Swales, J. (2019). The futures of EAP genre studies: A personal viewpoint. Journal of English for Academic Purposes 38, 75-82. https://doi.org/10.1016/j.jeap.2019.01.003
Tolchinsky, L., &Simó, R. (2001). Escribir y leer a través del currículum (Vol. 36). Horsori Editorial, SL.
Uribe, G. y Camargo, Z. (2011). Prácticas de lectura y escritura académica en la universidad colombiana. Magis, Revista Internacional de Investigación en Educación, 3 (6), 317-341.
Vásquez-Rodríguez, F. (2009). Educar con maestría. Universidad de La Salle.
Vásquez-Rodríguez, F. (2015). Pregúntele al ensayista. Editorial Kimpres SAS.
Zambrano, A. (2019). Naturaleza y diferenciación del saber pedagógico y didáctico. Pedagogía y Saberes, 50, 75–84.
Esta obra está bajo una licencia de CREATIVE COMMONS