Estratégias de aprendizagem no ensino superior

  • Adel Mendoza Mendoza Universidad del Atlántico
  • Delimiro Visbal Cadavid Universidad del Magdalena
  • Sandra Díaz Santana Universidad del Magdalena
Palavras-chave: Estratégia de aprendizagem, desempenho acadêmico, ensino superior, regressão logística, árvores de decisão.

Resumo

Este trabalho apresenta um estudo realizado a estudantes de uma faculdade de engenharia de uma Universidade, no qual são identificadas as estratégias de aprendizagem que eles utilizam e a sua relação com as variáveis: desempenho acadêmico, gênero, nível socioeconômico, tipo de escola e tipo de engenharia que estudam. Neste estúdio utilizam-se diferentes ferramentas estatísticas na análise da informação obtida através de uma sondagem, tais como análise descritiva, regressão logística e árvores de decisão. Os resultados obtidos em cada uma das análises estadísticas foram comparados entre si, igualmente apresentam-se algumas propostas resultantes da análise dos dados. Na regressão logística, foi avaliada a relação existente entre o desempenho acadêmico dos estudantes e as outras variáveis de estudo com um 61,3% de predição de casos correta, nos resultados obtidos com a árvore de decisão observa-se uma coerência com os resultados da regressão logística.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Adel Mendoza Mendoza, Universidad del Atlántico
Universidad del Atlàntico. Departamento de Ingenierìa Industrial
Delimiro Visbal Cadavid, Universidad del Magdalena
Universidad del Atlàntico. Departamento de Ingenierìa Industrial

Referências

Acevedo, C; Chiang, M; Madrid, V; Montecinos, H; Reinicke, K & Rocha, F (2009). Estrategias de aprendizaje en alumnos universitarios y de enseñanza media. Revista Estilos de Aprendizaje. Vol. 4, No. 4, 114-126.

Beltrán, J. (2003). Estrategias de aprendizaje. Revista de educación, No. 332, 55-73.

Bahamón, M; Vianchá, M; Alarcón, L & Bohórquez, C. (2013). Estilos y estrategias de aprendizaje relacionadas con el logro académico en estudiantes universitarios. Pensamento Psicológico, Vol. 11, No. 1, 115-129.

Del Valle, M & Urquijo, S. (2015). Relaciones de las estrategias de codificación mnésica y la capacidad de aprendizaje con el desempeño académico de estudiantes universitarios. Psicología Educativa, Vol. 21, No. 1, 27-37.

Fariñas, G. (1995).Maestro, una estrategia para la enseñanza, Editorial Academia, La Habana.

González, D & Díaz, Y. (2006). La importancia de promover en el aula estrategias de aprendizaje para elevar el nivel académico en los estudiantes de psicología. Revista Iberoamericana de Educación, Vol. 40, No. 1, 1-17.

Ibarra, M & Michalus J. (2010). Análisis del rendimiento académico mediante un modelo Logit. Ingeniería Industrial, Vol. 9, No.2, 47-56.

Lima Orbegoso, Luz Marina (2009). Estrategias de enseñanza para el aprendizaje del idioma inglés. Universidad Nacional Federico Villareal. Tesis de Grado Facultad de Educación.

Ley 115 de 1994, Ley General de Educación. Disponible en: http://www.mineducacion. gov.co/1621/articles-85906_archivo_pdf. pdf.

Martínez, Ã, & Rentería Pérez, E. (2007). Estrategias de aprendizaje para la empleabilidad en el mercado del trabajo de profesionales recién egresados. Universitas psychologica, Vol. 6, No. 1, 89-104.

Monroy, F., Pina, F. H. (2014). Factores que influyen en los enfoques de aprendizaje universitario. Una revisión sistemática. Educación XX1, Vol. 17, No. 2, 105-124.

Montanha, M. (2013). Las transformaciones en la educación formal de los jóvenes estudiantes frente al mundo del trabajo: un estudio comparativo de la política de educación en Brasil y en Venezuela. Revista HISTEDBR On-Line, Vol. 13, No. 52, 4- 16.

Peculea, L., & Bocos, M. (2015). The Role of Learning Strategies in the Development of the Learning-to-learn Competency of 11 th Graders from Technical Schools. Procedia-Social and Behavioral Sciences, 203, 16-21.

Pizano, G. (2004). Las estrategias de aprendizaje y su relevancia en el rendimiento académico de los alumnos. Revista de investigación educativa, Vol. 8, No. 14, 27-30.

Pozo, J & Postigo, Y. (1993). Las estrategias de aprendizaje como contenido del currículo. Estrategias de aprendizaje: procesos, contenidos e interacción. Barcelona: Domenech.

Rinaudo, M. C., & González, A. (2002). Estrategias de aprendizaje, comprensión de la lectura y rendimiento académico. Lectura y vida, Vol. 23, 1-12.

Ríos, J; Rengifo R & Cardona, H. (2012). Estrategias de aprendizaje académico para la comprensión y diseño de laboratorios de docencia en Colombia. Revista Sophia-Universidad La Gran Colombia, Vol. 8, No. 1, 163-173.

Verdugo Rojas, W. (2007) ¿Qué es educación? (o qué representa). Instituto pedagógico de Posgrado de Sonora

Publicado
2017-06-30
Como Citar
Mendoza Mendoza, A., Visbal Cadavid, D., & Díaz Santana, S. (2017). Estratégias de aprendizagem no ensino superior. Sophia, 13(2), 70-81. https://doi.org/10.18634/sophiaj.13v.2i.461
Seção
Artículos de investigación